Mundial será disputado no Catar.
Das 32 vagas para a fase de grupos da Copa do Mundo do Catar em 2022, 12 já foram preenchidas. A competição mais importante do esporte acontecerá entre 21 de novembro e 18 de dezembro do ano que vem. O período diferente em relação às outras Copas – que sempre acontecem entre junho e julho – se dá por ser a época menos quente na sede da próxima Copa.
Como anfitrião, o Catar já estava garantido sem precisar disputar as Eliminatórias. Nas Eliminatórias da América do Sul, o Brasil garantiu a vaga ao vencer a Colômbia por 1 a 0 na última quinta-feira (11); após o empate em 0 a 0 com o Brasil na última terça-feira (16), a Argentina também se classificou antecipadamente. Restam agora duas vagas diretas e uma para a repescagem.
As outras nove seleções classificadas vêm das Eliminatórias Europeias, que garante vaga direta para as primeiras colocadas de cada grupo. São elas:
· Sérvia – grupo A;
· Espanha – grupo B;
· Suíça – grupo C
· França – grupo D;
· Bélgica – grupo E;
· Dinamarca – grupo F;
· Croácia – grupo H;
· Inglaterra – grupo I;
· Alemanha – grupo J.
As seleções que ficam em segundo lugar no grupo, se juntarão a dois campeões de chave da Nations League em um novo formato de repescagem. As 12 seleções serão divididas em três grupos com quatro equipes cada para uma disputa de “play-offs” (semifinais e finais em jogo único). As três seleções que vencerem seus dois jogos de “mata” garantem vaga na Copa do Mundo do Catar em 2022. Esse formato diferente acontece porque são apenas 13 vagas para 55 seleções, o que faz com que muitas boas seleções fiquem de fora. Na última Copa, por exemplo, a Itália não conseguiu se classificar. Na repescagem para a próxima Copa estarão seleções consideradas de alto nível como a própria Itália, Portugal e Polônia.
Comments